Fotos que valem ser guardadas

IMG_2382

Nossa que foto legal! Que lugar lindo, parece um paraíso!! Nossa, como as suas fotos ficam tão boas?

Essas são frases bastante comuns (que bom!) quando mostramos nossas fotos de viagem para nossos amigos e a idéia deste post é exatamente esta, contar um pouco de como fazemos e ajudar com que suas fotos ficarem tão legais, que você irá querer imprimi-las como quadro!

Para isso, vou dividir em tópicos:

  • Aprenda a fotografar:
    • Pode parecer uma dica idiota, mas fazer um curso básico de fotografia faz toda a diferença… Você sabe o que é obturador? Tempo de exposição? Isso tudo você vai aprender, afinal, mesmo utilizando as máquinas mais modernas, as fotos no automático nunca ficam tão boas quanto no manual.

Outra diferença que você aprende e faz mais diferença ainda é o enquadramento:

  • Sabe quando você bate uma foto e coloca a pessoa viajando com você no meio da foto?
    Paisagem com a Ta e não a Ta com a paisagem
    Paisagem com a Ta e não a Ta com a paisagem

    Está totalmente errado! A idéia não é mostrar o local e a pessoa? Então… coloque ela num canto da foto e não no meio!!! Dicas simples como essa que você irá aprender num curso básico…

 

 

 

 

  • Compre uma camera legal, mas que seja para seu propósito:
    • O que a principio pode parecer “tudo igual”, faz uma grande diferença na sua viagem e isso não significa que você vai precisar gastar muito dinheiro!
      • A primeira coisa que você precisa pensar é: Para que vou usar está camera? É só para fotos? Quero fotografar debaixo d’água? Quero fotos de paisagens? Eu tenho paciência para ficar carregando uma camera grande? Normalmente não pensamos nestes detalhes e acabamos comprando algo que está na moda, exemplo? Go Pro!
      • A Go Pro é sem dúvida uma das melhores e mais versáteis cameras que temos hoje em dia (eu inclusive considero uma grande revolução neste assunto), mas simplesmente não tem como você ter apenas ela para fotografar, pela lente que ela tem… Angular. Ela só vai bater fotos de paisagens e acredite, não é o que você vai querer o tempo todo. Sendo assim, pense bem e pesquise!!!
A paisagem é linda, mas com poucos detalhes
A paisagem é linda, mas com poucos detalhes
  • Se você quer qualidade, vai ter que ir para as chamadas SLRs (conhecidas como semi profissionais). Neste tópico, não da pra fugir: as melhores são Canon ou Nikon e ai vai muito de gosto e de bolso. Sempre tive Canon e acabei de trocar por uma Nikon pelo custo x benefício (a Nikon vinha com uma lente a mais e filmava).
  • Se você não faz idéia por onde começar, aqui tem uma comparação entre duas ótimas cameras e mais que suficientes para começar: http://snapsort.com/pt/comparar/canon-rebel-t5i-vs-nikon-d3300 
10646894_10202457609624247_3384497001827789325_n
Foto com Canon Rebel xT

 

  • Compre um tripé antes da sua próxima viagem:
    Esse é o que eu uso
    • Essa talvez seja a dica mais legal deste post… Quando você quer aparecer o que você faz? Você pede para aquele casal próximo para bater uma foto sua que você bate uma foto deles e… fica uma porcaria! Pode parecer arrogante, mas não é… a grande maioria das pessoas não sabe bater fotos, ou melhor, não sabe bater fotos que você gostaria de guardar.
    • O dinheiro que se investe num tripé vale muito a pena, mas não significa que você vai comprar o mais caro! Existem ótimas opções com um bom custo benefício, como este aqui.
      • Dica: Lembre-se de ver o tamanho dele, porque alguns são bem grandes e acabam se tornando chatos de transportar! Esse é médio e cabe em uma mochila;
      • Se você não tem um controle remoto da sua camera (eu mesmo não tenho). use o timer das fotos.
Milos12
Foto com tripé – Milos/Grecia
IMG_2382
Washington/USA – Foto assim, só com tripé!
  • Sim, compre um PodStick (pau de selfie):
    • Nos últimos tempos o Pau de Selfie se popularizou muito e por um motivo simples: Você esta caminhando, vê uma paisagem e quer tirar uma foto rápida e aparecer nela, o que faz? Bota o pau DE SELFIE pra fora e tira aquela foto, que fica boa devido a qualidade das cameras que os celulares tem hoje em dia…. Ele é muito prático e definitivamente, eu recomendo.
  • Dicas: Ia escrever algumas dicas de, por exemplo, não deixar o “pau aparecendo” na foto, mas achei uma matéria melhor que minhas dicas aqui, veja que vale a pena!
  • Tenha paciência:
    • Neste ponto a Ta poderia falar melhor que eu, porque mesmo com experiência de alguns anos batendo fotos de viagem, ela tem bastante paciência para esperar eu focar, testar, clicar e re-clicar a mesma foto algumas vezes… Mas é assim mesmo, quanto mais fotos você tirar, mais prática vai ter, então não desista e continue com esta camera no manual!

 

Para terminar, conto uma convicção que sempre tive: Para ter boas fotos, é preciso viajar… Viaje para lugares diferente e pratique muito, afinal, como dizia um amigo, foto digital é boa porque não se paga, então, fotografe sem medo de ser feliz!

 

Algumas de minhas fotos favoritas:

Bora Bora
Foto de Bora Bora com GoPro e Drone Solo
Plantação de uva (Parreira) no Chile
Plantação de uva (Parreira) no Chile
55A9EC91-85DA-48FE-A8AD-47E679AF38A7
Campos do Jordão

 

Até a próxima viagem!!

[]’s

Edu Godinho

 

 

Tags from the story
,
More from egodinho

Dionysos… um restaurante para impressionar e ficar impressionado

No post sobre Atenas, a Ta comentou sobre um restaurante que realmente...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *