Atenas – Roteiro para 3 dias

IMG_18491-1050x700

Como começar a falar de Atenas? Uma cidade incrível, com um povo acolhedor e mágica!

É simplesmente mágico ver o Parthenon ainda em pé depois de tantos anos (ele foi construído no século V a.C)!

Atenas é uma cidade histórica e ali espere encontrar muita história andando pelo bairro mais turístico da cidade: Plaka.

Em Plaka ficam concentradas as principais atrações turísticas de Atenas como a Acrópolis (Parthenon,Erechteion,Propylaia, Templo Nike, Santuário de Dionísio…), o templo de Zeus, o arco de Hadria, o estádio Olímpico, o jardim nacional e o parlamento da Grécia onde é possível assistir a pitoresca troca de guardas.

Aconselhamos ficar hospedado em Plaka, a proximidade das principais atrações ajuda muito e é possível fazer quase tudo a pé, ainda assim quando achar necessário um transporte, tem uma estação de metro no bairro e o transporte é super tranquilo e fácil de usar. Se preferir um pouco mais de conforto, os taxis estão por toda parte e não são caros, só é bom ter o endereço num papel já que nem todos falam inglês suficiente para te entender.

Chegamos em Atenas na madrugada do dia 03 de Agosto de 2014 e nos hospedamos em um apartamento alugado em Plaka, a poucos metros da Acrópolis. Como já citei anteriormente, temos usado muito o site airbnb.com para hospedagem nos mais diversos lugares do mundo, o site, para quem não conhece, oferece aluguel de casas e apartamentos pelo mundo e é uma alternativa muitas vezes bem mais barata para quem como nós quase não fica dentro do hotel. Esse apartamento em específico não vamos recomendar aqui, apesar da excelente localização internamente era bem ruim.

Em Atenas fizemos questão de procurar um tour guiado pela Acrópolis, não queríamos deixar passar nenhum monumento despercebido! Escolhemos o tour guiado do site Athens Walking tours por 38 euros/pessoa (http://www.athenswalkingtours.gr/The-Acropolis-Tour-And-City-Tour).

O tour começou no dia 03 pontualmente às 9h30 dentro da estação de metro Sytangma, o guia começou o tour explicando o motivo de tantas estátuas dentro de cada uma das estações seguindo para o Parlamento onde assistimos a troca da guarda (existe toda uma cerimônia), visitamos o Jardim Nacional que é muito bonito e seguimos para o Templo de Zeus, Arco de Hadria e terminamos na Acrópolis. Na Acrópolis o guia fez paradas estratégicas enquanto subíamos rumo ao Parthernon para explicar cada monumento/teatro no meio do caminho. O ingresso para a Acrópolis custa 12 euros e dá direito a visitar além da Acrópolis, a Ágora, o Teatro de Dionísio, Norte da encosta da Acrópole, Ágora Romana, Kerameikos, Templo de Zeus Olímpico e Biblioteca de Adriano.O ingresso é válido por 2 dias, então se você estiver muito cansado no primeiro dia, pode terminar no segundo.

DSCN1435 Parthenon DSCN1390 DSCN1474 DSCN1486 DSCN1412 DSCN1415

É possível visitar a Acrópolis em uma manhã, mas já avisamos que realmente precisa de disposição, é uma longa caminhada com subidas e dependendo da época do ano, com muito sol! Fomos em pleno verão, ficamos 15 dias tomando sol e esse primeiro dia de caminhada foi o dia que mais nos queimamos no sol! Então se prepare para andar muito, use protetor solar e providencie muita água! Se você resolver visitar sem guia, prefira ir bem cedo, o lugar fica lotado e uma foto apenas com um monumento ao fundo, sem milhares de pessoas, vai ser mais difícil!

Bom depois de dormir poucas horas e caminhar MUITO no tour, paramos para almoçar em um restaurante bem simples mas MARAVILHOSO indicado pelo nosso amigo Bertoloto chamado Paradosiako (44A Voulis, Athens, Greece). Para quem gosta de frutos do mar lá eles servem um polvo delicioso!

Após o almoço só conseguíamos pensar em um banho e descansar, então voltamos para o apartamento. No mesmo dia ainda tínhamos uma reserva para jantar no restaurante Dionysos. Esse jantar foi um espetáculo a parte! O restaurante tem uma vista espetacular do Parthenon que com a iluminação a noite, fica ainda mais bonito! O restaurante é um pouco caro, mas se você estiver afim de investir um pouco mais, vale a comida e a vista! Dica: se for nesse restaurante procure se arrumar um pouco mais, nada de mais, apenas evite a bermuda e o chinelo…aqui vi pessoas muito bem arrumadas! Também é bom fazer reserva! Leia todos os detalhes no post sobre o restaurante: DIONYSOS… UM RESTAURANTE PARA IMPRESSIONAR E FICAR IMPRESSIONADO

DSCN1487

Na manhã seguinte fomos visitar o museu da Acrópole, lá é possível ver de fato toda a história e, inclusive, como eram os templos antes da destruição. Para quem gosta de história, aconselho visitar o museu no primeiro dia antes da Acrópolis, depois do museu fica mais fácil entender tudo que você vai ver lá em cima… acabamos fazendo no segundo dia por um erro meu que confundi o dia do tour. A entrada para o museu custa 5 dólares.  Passamos umas 2h no museu mas se tivéssemos alugado o áudio guia teríamos passado umas 5h lá… passeando pelo museu você vai perceber que ele é enorme e cheio de detalhes que para quem não conhece acaba passando despercebido, se tiver alguma dúvida não hesite em perguntar a um dos seguranças, eles sabem com detalhes sobre as obras e a história do lugar!

Após visitar o museu fomos caminhando até o estádio olímpico (dá um pouco mais de 1km). Chegando lá, alugamos o áudio guia que explicou todos os cantos do estádio em detalhes! Não me recordo quanto custou mas valeu muito a pena! Aqui você vai encontrar toda a história das olimpíadas, incluindo todas as tochas usadas com o passar dos anos.

IMG_1873 IMG_1895DSCN1523DSCN1519DSCN1522

Saimos do estádio olímpico e resolvemos pegar o metro rumo ao centro da cidade para conhecer o The Agora Athens Central Market, o “mercado municipal” de Atenas. O centro de Atenas lembra um pouco a nossa 25 de Março… várias barracas nas ruas com diversos produtos nos mais variados preços. O mercado tem grandes variedades de peixes, carnes e especiarias. Foi um lugar curioso mas confesso que não nos sentimos muito seguros ali, passando pelo corredor de carnes percebemos um dos vendedores indicando para os outros que éramos turistas e nos medindo… pode apenas ter sido impressão, mas por via das dúvidas resolvemos ir embora. Voltamos para o apartamento e nos arrumamos para mais um jantar!

Dessa vez o jantar foi Galaxy Restaurant & Bar, na cobertura do hotel Hilton. Nem preciso falar que o lugar era bem fresco né?! rs A vista mais uma vez foi espetacular! Por ser na cobertura o restaurante tem uma vista incrível da cidade! Fomos com o dia ainda claro e vimos o anoitecer dali, realmente lindo! A comida é muito boa mas bem cara. Se você resolver visitar o lugar é bom fazer reserva um dia antes.

No dia seguinte, resolvemos fazer um passeio diferente! Pegamos um carro que já havíamos reservado e fomos até Vouliagmeni, um município há 20km ao sul de Atenas. Lá fomos direto ao Lake Vouliagmeni, um lugar que abriga um lago usado como se fosse uma grande piscina com uma estrutura de clube ao redor. O lugar é muito bonito e o lago bem curioso, ele possui diversos peixes que gostam especialmente de te beliscar! rs Já ouviram falar na esfoliação natural com peixes? Aqui ela está inclusa no ingresso do lago, já que eles não vão te deixar nenhum minuto sem um belisco! rs É uma experiência bem curiosa e divertida!

DSCN1574 DSCN1602

Passamos a manhã nesse lugar maravilhoso, para quem quiser, o local conta com lanchonete e vestiários com chuveiro. O ingresso para passar o dia custa 11 euros por pessoa.

Após almoçarmos, saímos do lago e paramos o carro do outro lado da avenida! No lado oposto do lago fica a praia de Vouliagmeni, uma praia muito bonita, tranquila e com diversos restaurantes ao redor.

10544792_10202295225684750_9108468560070984843_n

Depois da praia retornamos para Atenas, nesse dia aproveitamos para passar no porto Piraeus (principal porto de onde partem os ferries para as ilhas gregas) para pegar nossos tickets para os ferries que nos levariam nos próximos dias para as ilhas (compramos todos pelo site www.ferriesingreece.com e trocamos todos nesse dia).

Devolvemos o carro alugado em Atenas, jantamos em Plaka (não me lembro o restaurante específico) e voltamos para o apartamento para arrumar as malas. Na madrugada do dia seguinte partiríamos para a primeira ilha: Milos!

Em Atenas é isso… espere andar muito, ver muita história, um povo acolhedor e uma comida maravilhosa (especialmente frutos do mar e o famoso queijo feta)! Mulheres, ao redor da Acrópolis espere encontrar MUITAS lojinhas para comprar as famosas lembrancinhas para família e amigos! rs O olho grego é tradição e é encontrado em qualquer canto de diversos tamanhos e preços!

Uma última dica, em Agosto por ser alta temporada aconselharam termos tudo reservado com antecedência… como nosso vôo chegou de madrugada e nossa saída para o porto também era de madrugada, deixamos esses 2 taxis agendados pelo site: www.taxireservations.com

Alguns sites úteis que me ajudaram no roteiro em Atenas:

http://www.athensfreewalkingtour.com/

http://viciadaemviajar.blogspot.com.br/2012/08/dois-dias-em-atenas-parte-1.html

O que fazer em Atenas – 48 horas (parte I)

http://www.guiagrecia.com.br/momentosinesqueciveis-atenas.htm

http://www.dicaseturismo.com.br/atenas-grecia/#

Vejo vocês no próximo post sobre MILOS!

Written By
More from Tata Masini

3 dias na Ilha dos Apaixonados: Santorini!

Santorini é uma das ilhas mais famosas do grupo das Cíclades, conhecida...
Read More

2 Comments

  • Olá! Estamos na Grevia… Otima a postagem de vcs! Temos opinião diferente sobre o lago que vcs citam. Não achamos maravilhoso… A chegada é linda! Mas o lago em si… O público não estava de acordo com o que esperávamos … Só tinha idosos mesmo.. . Um silêncio! Ficamos uns 30 minutos e partimos! Já a praia do outro lado da rua é show!!!! Ótima para jovens, famílias, crianças… Estamos com nosso filho de 2 anos. Passamos o dia na estrutura perfeita da praia… Cadeiras, guarda sol, espaço para esporte, água transparente e mansa! Foi show!!! Beijo pra vcs!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *